A atuação dos Psicólogos do Trabalho é vasta, com destinatários públicos e privados, de qualquer setor, e todos os seus elementos (trabalhadores, chefias, gestores). A intervenção pode realizar-se quer a nível organizacional quer a nível individual, com o objetivo de melhorar o desempenho, a satisfação e a produtividade laborais, assim como zelar pelo bem-estar dos recursos humanos das organizações, com base nos conhecimentos da Psicologia, estudados durante mais de um
século. Quando dirigida ao indivíduo, analisa e intervém na sua relação com o trabalho, colegas e superiores, diagnosticando a saúde ocupacional e os riscos psicossociais e orientando as escolhas vocacionais que implicam mudança e desenvolvimento de competências para o futuro.
De que serve o melhor escritório do mundo se não oferece bem-estar psicológico?
Peça-nos um diagnóstico do clima organizacional, um plano de ação para a gestão e prevenção dos riscos psicossociais, perceba como pode aumentar a satisfação no trabalho, a saúde mental e psicológica no trabalho, e previna os casos de stress laboral e burnout. Com estas ações, as organizações estão a aceder a métricas que podem nortear a gestão dos recursos humanos, recorrendo a uma abordagem baseada em evidências.